Como uma empresa aceleradora de inovação, no Dia Mundial da Luta contra o Cancro, a ELS Solutions gostaria de descrever os últimos avanços na luta contra esta doença.
Imunoterapia: Um estudo de 2018 descreveu a eliminação de todos os tumores de uma paciente com cancro de mama metastizado recorrendo à imunoterapia. Presentemente, estão registados mais de 2500 ensaios clínicos de imunoterapia, que possivelmente poderão começar a beneficiar pacientes.
Microbioma. Um dos temas mais quentes da ciência atualmente, é hoje aceite que as bactérias presentes no intestino podem a influenciar a resposta imunitária ao cancro e à quimioterapia. Modelar o microbioma poderá assim contribuir para a terapêutica do cancro.
Biopsias líquidas. A ideia por detrás destas biópsias é diagnosticar/ monitorizar a progressão da doença utilizando amostras de sangue. Embora estes testes ainda não sejam recomendados por provas insuficientes da sua eficácia, esforços estão a ser feitos nesse sentido.
Organoides. Estes são pequenos órgãos derivados de amostras do paciente e crescidos em laboratório, que podem ser utilizados para testes de susceptibilidade a várias drogas. É expectável que os organoides possam vir a ter um papel muito relevante no tratamento do cancro num futuro próximo.
Poderá ler mais aqui »
2018 foi um ano marcante na investigação do cancro e, por isso, as expectativas para 2019 são altas. Na ELS Solutions estamos expostos à frente de inovação farmacêutica da pipeline de oncologia e estamos preparados para registar e tornar estes medicamentos acessíveis ao mercado. Conte connosco!